latex

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

David Hilbert


David Hilbert nasceu em 23 de janeiro de 1862, e morreu em 14 de fevereiro de 1943.
Foi um matemático alemão cujo trabalho em
geometria teve a maior influência no campo desde Euclides. Depois de fazer um estudo sistemático dos axiomas da geometria Euclidiana, Hilbert propôs um conjunto de 21 axiomas e analisou o significado deles.
Hilbert recebeu o seu Ph.D. da Universidade de Konigsberg e serviu em sua faculdade de 1886 a 1895. Ele se tornou (1895) professor de matemática na Universidade de Gottingen, onde ele permaneceu pelo resto de sua vida. Entre 1900 e 1914, muitos matemáticos dos Estados Unidos que depois representaram um papel importante no desenvolvimento da matemática foram para Gottingen para estudar com ele.

Hilbert é freqüentemente considerado como um dos maiores matemáticos do século XX, no mesmo nível de Henri Poincaré. Devemos a ele principalmente a lista de 23 problemas, alguns dos quais não foram resolvidos até hoje, apresentada em 1900 no Congresso Internacional de Matemáticos em Paris.
Suas contribuições à matemática são diversas:
  • Consolidação da teoria dos invariantes, que foi o objeto de sua tese.
  • Transformação da geometria euclidiana em axiomas, com uma visão mais formal que Euclides, para torná-la consistente, publicada no seu Grundlagen der Geometrie (Fundamentos da geometria).
  • Trabalhos sobre a teoria dos números algébricos, retomando e simplificando, com a ajuda de seu amigo Minkowski, os trabalhos de Kummer, Kronecker, Dirichlet e Dedekind, e publicando-os no seu Zahlbericht (Relatório sobre os números).
  • Criação dos espaços que levam seu nome, durante seus trabalhos em análise sobre equações integrais.
  • Contribuição para as formas quadráticas, bases matemáticas da teoria da relatividade de Albert Einstein.
Fontes:

somatematica

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anuncios